PMJP inicia busca ativa para zerar cirurgias eletivas

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, neste sábado (19), o pré-cadastro de pessoas que que estão na fila aguardando por cirurgias eletivas na Rede Municipal de Saúde. Só hoje foram distribuídas mais de 300 fichas, no Centro Cultural de Mangabeira.

A ação da Secretaria de Saúde da Capital é uma junção dos programas Opera JP e Regulação Itinerante. A mesma ação será realizada em outros bairros da Capital, conforme cronograma já definido, e a próxima será no Cristo Redentor.

Confira o calendário:

  • 19/02 (sábado) – 8h às 12h – Centro Cultural de Mangabeira
  • 23/02 (quarta) – 13h às 16h – Policlínica Municipal do Cristo
  • 05/03 (sábado) – 8h às 12h – Policlínica Municipal de Mandacaru
  • 09/03 (quarta) – 13h às 16h – Policlínica Municipal das Praias
  • Os demais bairros serão divulgados posteriormente.

“Gostaríamos de termos regularizado as cirurgias ainda no ano passado, mas não pudemos em função da pandemia”, disse o prefeito Cícero Lucena (Progressistas), que esteve no Centro Cultural.

Ele complementou: “Agora, com planejamento e dedicação vamos poder zerar essa fila de vários anos e também estabelecer metodologia para que novas demandas sejam atendidas no tempo adequado”.

O vice-prefeito Leo Bezerra falou sobre a cobrança pela celeridade nestas cirurgias enquanto vereador. “Cheguei a colocar um projeto na Câmara para dirimir este problema, mas que não foi acatado. Felizmente estamos tendo a oportunidade de tornar isso uma realidade”, afirmou.

A secretária de Saúde da Capital, Margareth Diniz, também acompanhou a ação deste sábado. A expectativa, segundo ela, é de começar as cirurgias em abril. Até o fim do ano, a meta da Prefeitura é zerar a fila de espera.

“Queremos fazer até 400 cirurgias por mês. Até o final do ano queremos zerar as cirurgias de 2018 a 2022. Estamos levantando os dados de pessoas que estão na fila para fazer cirurgia que foram sendo reprogramadas e nunca realizadas”, explicou.

Margareth afirmou que, a partir de hoje se inicia o pré-cadastro para a atualização dos exames. “Na sequência, vamos providenciar os insumos, os médicos que vão fazer as cirurgias e toda parte logística do hospital, como lençol e roupa de bloco”, comentou a secretária.

As pessoas presentes no pré-cadastro deste sábado passaram por uma avaliação clínica com um médico para a atualização dos exames pré-operatórios e/ou a realização de novos exames.

Quem teve a necessidade de novos exames já recebeu o encaminhamento com a marcação feita pela equipe da Regulação presente no local.

Caso os exames estejam em dia, o usuário aguardar o agendamento do pré-operatório, que no momento oportuno será informado pela equipe da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published.