Partidos têm até 31 de maio para formar federação

Por seis votos a quatro, o plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu que a formação das federações partidárias, ou seja, a junção de partidos por um período mínimo de quatro anos, deve ser feita até 31 de maio. 

Na mesma sessão, mais cedo, a Corte formou maioria para validá-las. O relator, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros André Mendonça, Rosa Weber,Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luiz Fux votaram pela validade, questionada pelo PTB.

O ministro Gilmar Mendes também votou pela validade, mas divergiu para que a data final de registro seja até 5 de agosto. Mendes foi seguido por Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. 

Apenas o ministro Nunes Marques apresentou voto divergente, sendo contra a validade das federações.

Em dezembro passado, Barroso decidiu que as federações partidárias devem ser registradas até seis meses antes da eleição. Mais cedo, Barroso prorrogou o prazo para que o registro seja até 31 de maio. 

Na semana passada, o PT pediu ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação, a ampliação do prazo para a instituição das federações partidárias para 5 de agosto. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.