A Secretaria de Saúde de João Pessoa emitiu alerta à população sobre o aumento no número de casos de Covid-19. A nota explica que o avanço da variante Ômicron, na Paraíba, tem se alastrado com grande velocidade.
De acordo o secretário executivo de Saúde, Luís Ferreira Filho, hoje, a taxa de transmissibilidade da doença chega a 4.4 na Capital. Ou seja, a cada 100 pessoas contaminadas, mais de 400 podem contrair o vírus.
“É um índice alto de transmissibilidade e eu acredito que ele esteja ainda mais elevado, porque esses dados são de casos confirmados e notificados”, disse o secretário.
Ele complementou: “Temos que ter consciência que estamos diante de uma terceira onda e é uma onda com características diferentes, com uma necessidade menor de ocupação hospitalar”.
Luís Ferreira explicou que a variante Ômicron é menos virulenta e causa a doença menos grave, a transmissibilidade é muito rápida. Alertou que a tendência é que o número de casos aumente nos próximos dias.
“A nossa previsão é que o pico de transmissibilidade aconteça em meados de fevereiro e a maior ocupação hospitalar aconteça no começo de março”, destacou.
Ele lembrou: “Ainda estamos numa fase ascendente e é importante que as pessoas entendam que a pandemia não passou, pelo contrário, nós estamos enfrentando uma onda com infectividade nunca vista, transmissibilidade muito rápida”.
Leave a Reply