De cada 10 atuando na linha de frente, 2 têm Covid

A infecção por Covid-19, dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, em João Pessoa, está na proporção 10 para 2. A informação é a da coordenadora de Vigilância Sanitária, Aline Grisi.

“Isso nos preocupa porque os profissionais estão sendo contaminados e precisam se afastar”, afirmou Grisi em em entrevista ao Balanço Geral dessa terça-feira (18).

Ela disse ainda que a Secretaria de Saúde do município está acompanhando os afastamentos e que ainda não há indicativo da necessidade de se contratar mais pessoal para substituição.

Em agosto do ano passado, com a queda nos índices de infecção e mortes, a Prefeitura começou a encerrar os contratos temporários de profissionais que atuavam na linha de frente.

Agora, com o surgimento da variante Ômicron, cuja transmissibilidade é alta e rápida, os casos voltaram a subir. Apesar de serem quadros leves e mesmo com redução do período de afastamento para assintomáticos para de 5 a 7 dias, as UPAs e UBS estão lotadas, também em face do surto da gripe H3N2.

Aline Grisi disse ainda que a Prefeitura da Capital realiza uma busca ativa pelas 50 mil pessoas que ainda procuraram os postos para completar o esquema vacinal, ou seja, não se imunizaram com a segunda dose.

Ela informou que foi montado um posto fixo para atender as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose no Santuário Mãe Rainha.

Leave a Reply

Your email address will not be published.