SES constata uso de vacina vencida em 36 crianças

A Secretaria de Saúde do estado comprovou a suspeita de erros vacinais em Lucena. Equipes técnicas estiveram no município, nesta segunda-feira (17,) e identificaram 49 crianças menores de 12 anos que receberam uma dose da vacina contra Covid-19 destinada a adolescentes e adultos.

Dentro deste grupo, 13 crianças receberam doses que estavam dentro do prazo de validade e 36 estavam vencidas, pois foram armazenadas em temperatura positiva há mais de 30 dias.

Não foram identificados, até o momento, eventos adversos graves. As crianças seguirão, conforme preconiza o Programa Nacional de Imunizações (PNI), em monitoramento por 30 dias contados a partir da data de aplicação.

O levantamento das doses constatou também que cerca de 200 indivíduos (entre adolescentes e adultos) receberam imunizantes fora do prazo de validade.

Serão contabilizadas e catalogadas todas as doses do imunizante da Pfizer enviadas ao município, para que sejam identificadas todas as pessoas que receberam doses vencidas, e recebam as orientações adequadas.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou que “o trabalho de campo da equipe técnica do Governo do Estado continuará durante toda a semana em Lucena e, na próxima quinta-feira, será realizada uma capacitação com todas as equipes de imunização do município”. 

A vacinação contra Covid-19 está suspensa no município e a secretaria está buscando estratégias que venham garantir a segurança da imunização para a população..

Leave a Reply

Your email address will not be published.