Ministro sugere examinar crianças vacinadas erradas

O Ministério da Saúde recomendou, nesta segunda-feira (17), que as crianças menores de 11 anos, que receberam dose de vacina contra Covid-19 destinada a adultos, em Lucena, devem ser examinados para descarte de qualquer efeito colateral grave.

A informação foi publicada no site do Ministério da Saúde. No município, localizado na região metropolitana de João Pessoa, 49 crianças foram imunizadas, precocemente, com doses indicadas para adultos, sendo 36 vencidas.

O ministro Marcelo Queiroga visitou o município hoje pela manhã. Conversou com mães sobre possíveis reações adversas depois da imunização. Houve relatos de reações comuns, como febres, dores no braço e sintomas gripais.

Em nota, o ministério afirma que a responsabilidade quanto ao monitoramento das crianças é dos gestores locais da saúde de cada cidade e estado.

Isso inclui ainda, segundo ele, o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do ministério.

“Essas vacinas foram aplicadas de maneira inadvertida, é o que consideramos erro vacinal. São 48 crianças e incumbe às autoridades sanitárias locais e do Estado fazer essa vigilância”, disse Queiroga.

Leave a Reply

Your email address will not be published.