Charliton desiste da pré-candidatura e critica PT

Ex-presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado desistiu da pré-candidatura ao Senado. O anúncio foi feito em carta publicada nas redes sociais, nesta sexta-feira (7). Ele não poupou críticas ao partido.

Segundo professor, houve um “esvaziamento” dos debates e que as filiações do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-prefeito Luciano Cartaxo ocorreram sem “qualquer diálogo”.

Ricardo é pré-candidato a vaga no Senado. Lembrando que ele está inelegível até outubro deste ano e corre o risco de ter a candidatura barrada.

Confira a íntegra da carta:

Após muitas reflexões, decidimos anunciar a desistência da nossa pré-candidatura ao senado pelo PT em 2022.
São muitas as razões para essa decisão, porém, cumpre aqui reconhecer que em 35 anos de vida com dedicação à construção partidária, não podemos mais esconder a decepção com os recentes retrocessos partidários, em particular, o esvaziamento nas instâncias dos debates e deliberações que sempre marcaram a história do nosso
partido, desde seu congresso de fundação no Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980.
Como é de conhecimento da Paraíba, fomos surpreendidos pela maneira impositiva e, porque não dizer, autoritária, em que ocorreram as filiações de nomes como do ex-governador Ricardo Coutinho e do ex-prefeito Luciano Cartaxo ao PT. Ou seja, sem qualquer dialogo com a maioria da direção partidária estadual, lideranças
e, principalmente, com a nossa aguerrida militância. Ao mesmo tempo, assistimos perplexos aos esforços em punir valorosos companheiros que dedicaram suas vidas à construção do PT, ainda como reflexos das tentativas de intervenções antidemocráticas do Diretório Nacional nas eleições municipais de João Pessoa, em 2020.
Diante da óbvia constatação de que a Direção Nacional do PT continuará se recusando efetivamente a debater com profundidade uma tática política com a maioria da direção estadual e a militância do PT/PB, preferindo assim optar por escolhas que acomodem interesses e projetos individuais de alguns caciques políticos recém filiados ao partido, reconhecemos que exauriram-se por inteiro a motivação e a razão para continuar lutando por uma pré-candidatura ao senado.
Agradecemos aos inúmeros apoios, incentivos e o empenho de lideranças, dirigentes partidários, filiados, simpatizantes e muitos amigos e amigas que acreditaram na construção de uma ideia de esperança e renovação política na Paraíba. Independente da candidatura ao senado, a nossa luta continuará!
Por fim, reafirmamos nossos compromissos históricos e necessários para eleger Lula presidente em 2022, derrotar o bolsonarismo/fascismo e retomar uma agenda de desenvolvimento econômico e social no Brasil. Uma luta que certamente continuará iluminando os nossos caminhos ao lado da militância do PT.

Leave a Reply

Your email address will not be published.