Saúde anuncia vacinação de crianças de 5 a 11 anos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou meses quarta-feira (5) a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no plano de vacinação contra a Covid-19. As primeiras doses de vacinas deverão chegar ao Brasil no dia 13 deste mês. Não será necessária prescrição médica.

Está prevista uma remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer – o único aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil receberá, no primeiro trimestre de 2022, 20 milhões de doses pediátricas destinadas a este público-alvo, que é de cerca de 20,5 milhões de crianças. O Ministério da Saúde receberá, ainda este mês, um lote de 3,74 milhões de doses de vacina.

O esquema vacinal será com duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O tempo é superior ao previsto na bula da vacina da Pfizer. Na indicação da marca, as duas doses do imunizante poderiam ser aplicadas com três semanas de diferença.

Segundo o ministro explicou em entrevista coletiva, será preciso que a criança vá vacinar acompanhada dos pais ou responsáveis ou leve uma autorização por escrito.

O Ministério também recomendará uma ordem de prioridade, privilegiando pessoas com comorbidades e com deficiências permanentes; indígenas e quilombolas; crianças que vivem com pessoas com riscos de evoluir para quadros graves da Covid-19; e em seguida crianças sem comorbidades.

Com informações da Agência Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published.