PB reduz intervalo da 3ª dose e fará novo ‘Dia D

A Secretaria de Saúde do estado divulgou, nesta segunda-feira (20), Nota Técnica com a recomendação da antecipação da dose de reforço para maiores de 18 anos – com intervalo agora de quatro meses.

A estratégia é uma orientação do Ministério da Saúde e tem o intuito de conter a variante ômicron. A secretaria também anunciou a aplicação de mais uma dose para os imunossuprimidos.

De acordo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, o intervalo para a dose de reforço passa a ser de quatro meses após o fechamento do esquema vacinal de duas doses.

Ele explica que o Ministério da Saúde também recomenda uma quarta dose para todos os indivíduos imunocomprometidos. 

“Essa deverá ser administrada 4 meses após a aplicação da terceira dose. Lembrando que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro, ou seja, a Pfizer, independente do esquema vacinal primário”, pontua. 

A Nota Técnica destaca também a administração de dose de reforço (segunda dose) de vacina Janssen em pessoas com mais de 18 anos, com exceção das gestantes e puérperas.

A segunda aplicação deve ser feita com o mesmo imunizante, no intervalo mínimo de 2 meses, podendo este intervalo ser de até 6 meses.

Mulheres que tomaram a Janssen previamente e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas deverão utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer. 

Geraldo Medeiros reforça que, na próxima quarta-feira (22), a Paraíba realizará mais uma mobilização de vacinação contra a Covid-19.

Ele orienta a população paraibana que ainda está com vacinação pendente que procure um ponto de vacinação para atualizar a situação vacinal. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.