Em Piancó, juiz cassa mandatos de dois vereadores

O juiz da 32ª Zona Eleitoral, Pedro Davi Alves de Vasconcelos, cassou os diplomas e, consequentemente os mandatos, de dois vereadores eleitos pelo Democratas em Piancó, no Sertão da Paraíba.

São eles: Cícero Fábio da Silva, conhecido por Cícero de Zé Rico, e Priscila Batista de Almeida, conhecida por Priscila de Zomim.

Também determinou a cassação dos diplomas de três suplentes do partido: Francisco Ferreira da Silva, Allan Derly Alves Pereira e Francisco Neudo Cazé.

Já Ezildo Silvestre, Alisson augusto dos Santos, José Leite de Andrade, Josefa dos Santos e Karla Zenaide que, apesar de suplentes, não chegaram a ser diplomados, o juiz determinou a cassação dos registros de candidatura.  

O magistrado julgou parcialmente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) impetrada pelo Progressistas e por dois suplentes da legenda – Geraldo Ferreira de Souza e Wagner Ricardo Leite Brasilino.

Os vereadores do Democratas são acusados de usarem “candidaturas laranjas” de mulheres para cumprir a cota mínima de 30% de gênero estabelecida pela legislação eleitoral.

Na sentença, o juiz anula todos os votos obtidos pelo Democratas (2.287) para a Câmara Municipal, além de aplicar a pena de inelegibilidade de oito anos – a contar das eleições de 2020 – a Cícero de Zé Rico e a Karla Zenaide, que seria a candidata “fantasma”.

Foi determinado ao Cartório Eleitoral que proceda a retotalização dos votos e, após encerrado o processo, seja realizada a diplomação dos novos vereadores. À decisão, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.