Emendas: Famup pede que bancada olhe para ‘pequenos’

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) solicitou, durante a reunião da bancada federal paraibana, que os parlamentares destinem emendas de bancada para saúde dos municípios de pequeno porte.

Vice-presidente da instituição, o prefeito André Gomes (Boa Vista), afirmou que dos 223 municípios paraibanos, um total de 135 são municípios de coeficiente 0,6, ou seja, os que menos recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

De acordo com ele, esses municípios vivem quase que exclusivamente desses recursos e, por isso, seria importante a destinação de recursos de custeio voltados para a saúde.
 
“Gostaria de pedir que a bancada pudesse ser ainda mais generosa do que tem sido ao longo dos últimos anos”, destacou André Gomes.

Ele complementou: “A gente sabe das dificuldades, principalmente da crise hídrica que assola nossa Paraíba, mas nesse instante necessitamos da ajuda da bancada. O mais rápido é a destinação de recursos na área da saúde. São eles que têm socorrido os municípios paraibanos, sobretudo os de pequeno porte”.
 
Em 2020, a bancada federal da Paraíba destinou 40% das emendas de bancada, no orçamento deste ano, para todos os municípios paraibanos, principalmente os menores, investirem em saúde.

Os recursos destinados foram essenciais para estruturação da rede pública de saúde no combate à Covid-19 com mais investimentos na área, principalmente no fortalecimento da atenção básica e na média e alta complexidade.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published.