Cidadania começa a discutir federação; João apoia

A Executiva Nacional do Cidadania analisa a possibilidade de unir a outras legendas, através de federação partidária, para as eleições de 2022. Nesse caso, com o PSDB.

O partido se reuniu nessa terça-feira (26), em Brasília, para iniciar as discussões sobre o tema. O governador João Azevêdo participou do encontro.

Vice-presidente nacional do Cidadania, Rubens Bueno defende que a aliança política com outras legendas deve estar alinhada com as propostas do partido.

“É preciso ter afinidade. Ainda temos as prévias do PSDB. A conversa com os partidos está adiantada, mas precisamos esperar alguns desdobramentos”, destacou Bueno.

A articulação da federação, para contornar a cláusula de barreira, foi defendida pelo líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (SP).

“Além de garantir a sobrevivência do partido, a federação pode dar condições de potencializarmos os candidatos com reais chances, ampliando o número de representantes na Câmara e no Senado”, ressaltou.

João Azevedo afirmou que, após a decisão do partido, será possível traçar estratégias com os estados.

“Não vai ser fácil encontrarmos uma modelagem que atenda de forma satisfatória todas as necessidades, como romper a cláusula de desempenho, atrair pessoas que tenham condições de formar chapas com reais chances de sucesso e de como tratar as questões locais”, disse o paraibano.

O Cidadania tem um pré-candidato a presidente da República, já chancelado, que é o senador Alessandro Vieira.

Leave a Reply

Your email address will not be published.