MEC exclui IF do Sertão; Santiago pede nova avaliação

Em audiência pública na Câmara Federal, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, descartou a criação do Instituto Federal do Sertão, com sede da Reitoria sugerida para o município de Patos.

Em reunião com os reitores no dia 30 de agosto o ministro havia anunciado a criação de 10 novos institutos federais, a partir do desdobramento dos campi .

Ficou acertado com os reitores das instituições que eles deveriam se posicionar sobre o assunto até o dia 20 de setembro. Após essa data, apenas cinco estados se pronunciaram favoráveis ao desmembramento. O IFPB foi contra.

Nessa quarta-feira (20), Milton Ribeiro confirmou a criação de apenas seis Institutos Federais de Ensino Superior, excluindo a Paraíba.

O deputado federal Wilson Santiago, presente à audiência pública, rebateu a decisão do MEC, solicitando que a criação do IF do Sertão seja mantida.

“Infelizmente, fomos surpreendidos pelos próprios reitores que sugeriram reduzir a quantidade com justificativas que não nos convence. Não podemos concordar com isso. Vamos nos unir para atender à reivindicação da população paraibana”, ressaltou Santiago.

Ele defendeu o desmembramento do IFPB e criação do Instituto Federal do Sertão e se comprometeu a buscar apoio dos demais integrantes da bancada federal paraibana para reforçar e cobrar a execução do projeto.

O ministro assumiu o compromisso de requisitar um novo estudo e elaboração de uma planilha que será encaminhado ao Ministério da Economia, incluindo a criação do Instituto Federal do Sertão.

“Esta é uma luta que demos início em 2014, quando apresentei um projeto de lei. Em 2019, apresentei novamente o projeto e reafirmo que daremos continuidade a nosso trabalho pela concretização do IF do Sertão”, afirmou Wilson Santiago.

Atualmente o Instituto Federal da Paraíba conta com 21 campi e tem mais de 30 mil alunos. A proposta visa desmembrar do IFPB os campi de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Princesa Isabel, Santa Luzia e Sousa, passando a compor o IFSPB.

Leave a Reply

Your email address will not be published.