Público até 59 anos terá dose de reforço em 2022

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou o planejamento da Pasta, para 2022, em relação à vacinação contra a Covid-19. A previsão é de que sejam aplicadas mais duas doses na população acima de 60 anos, com intervalo de seis meses.

Também está prevista mais uma dose de reforço na população até 59 anos, e a possibilidade de ampliar o público-alvo da campanha.

A lógica da vacinação no próximo ano deixará de seguir o critério de grupos prioritários e seguirá a imunização por faixa etária decrescente.

Durante a entrevista coletiva, Queiroga afirmou que o Ministério garantiu para 2022 o total de 354 milhões de vacinas contra a Covid-19 a serem aplicadas na população.

Sobre quais vacinas serão ofertadas dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI), citou os imunizantes Cominarty (Pfizer) e AstraZeneca, que já têm registro definitivo na Anvisa.

Sobre a CoronaVac e a Janssen (dose única), explicou que, se obtiverem o registro, podem ser acrescidas ao PNI. Mas, terão que passar pela avaliação da Conitec.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento a campanha de vacinação contra a Covid-19 teve 93,2% do público-alvo vacinados com a primeira dose e 61% já estão com a vacinação completa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.