Redes voltam a funcionar após seis horas de apagão

Após seis horas de um apagão digital global, o WhatsApp, Instagram e Facebook começaram a retomar o funcionamento no início da noite desta segunda-feira (4), em uma das falhas mais prolongadas já enfrentadas pelas plataformas.

Serviços que pertencem ao Facebook estavam fora do ar em todo o mundo desde o início da tarde. Estima-se que Mark Zuckerberg, dono da rede social, tenha perdido quase US$ 7 bilhões com a instabilidade.

A empresa de Mark Zuckerberg postou uma mensagem no Twitter, por volta das 19h30, sobre a retomada, com um pedido de desculpas, mas sem detalhar a causa do apagão.

“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”, disse o Facebook.

Os serviços, no entanto, ainda apresentavam instabilidade por volta das 20h. No Twitter, as postagens usavam as hashtags #voltou #parou

O “blecaute” nas três das maiores redes sociais do mundo prejudicou empresas, trabalhadores e estudantes e foi o assunto mais falado no Twitter durante toda a tarde – a página se tornou o principal canal de comunicação, sendo usada, inclusive, pelo Facebook para atualizar a situação.

Especialistas em internet divulgaram diversas possibilidades para a falha, mas a mais provável é relacionada a um erro de DNS. Isso porque, ao entrar acessar o endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”.

O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).

Leave a Reply

Your email address will not be published.