Cícero critica e PMJP deve vacinar público 12+

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), criticou a nota técnica do Ministério da Saúde, que cancelou a vacinação contra a Covid-19 para o público entre 12 e 17 anos.

O secretário de Saúde Fábio Rocha foi mais além e afirmou que a medida não será cumprida e que a vacinação poderá ocorrer já neste sábado (18). O público chegou a ser inserido pela PMJP no calendário, mas acabou voltando atrás por determinação do Ministério Público Federal.

A recomendação do ministro Marcelo Queiroga é de que os jovens de 12 a 17 anos sem comorbidades que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não devem retornar para a segunda.

No caso dos jovens dessa faixa com comorbidades ou deficiência que tomaram a dose da Pfizer, única autorizada para esse grupo, deve-se completar a cobertura imunológica com a segunda.

O ministério tentou explicar as razões para a suspensão. Segundo Queiroga, a decisão foi tomada por causa da falta de “evidências científicas sólidas” e “cautela”.

Além disso, Queiroga reclamou que muitos municípios aplicaram vacinas que não estavam autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse grupo. Já a agência disse que a vacina pode ser aplicada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.