Home Brasil PL da pobreza menstrual passa e Daniella comemora

PL da pobreza menstrual passa e Daniella comemora

PL da pobreza menstrual passa e Daniella comemora

A senadora Daniella Ribeiro (Progressistas-PB) comemorou a aprovação do projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias.

O PL 4.968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O projeto da Câmara, relatado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN), foi aprovado sem mudanças e segue para a sanção presidencial.

“Aprovamos o PL que garante assistência às mulheres de baixa renda ou em situação de rua com a distribuição de itens necessários ao período menstrual. São 4 milhões de mulheres sem acesso, de acordo com a Unicef. Assegurar higiene menstrual é também garantir dignidade”, destacou.

Como vai funcionar – O texto aprovado estabelece que serão beneficiadas principalmente as estudantes de baixa renda matriculadas em escolas da rede pública de ensino.

Também receberão o produto mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema, mulheres presidiárias e adolescentes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa. A faixa etária varia de 12 a 51 anos.

Para atingir parte desse público, as cestas básicas entregues pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional deverão conter o absorvente higiênico feminino como item essencial.

Leave a Reply

Your email address will not be published.