Argentinos? Hackers invadem site da Anvisa

Um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sofreu um ataque cibernético, na tarde desta quarta-feira (8). Na página, os invasores colocaram uma bandeira da Argentina e uma mensagem.

O site alvo da ação é o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante, um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.

O ataque ocorre três dias depois da suspensão do jogo entre Brasil e Argentina. A partida foi cancelada após a agência entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena prévia para entrada no país. A declaração teria sido fraudada pela delegação.

Na tarde do último domingo (5), as duas seleções disputariam jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo na Neo Química Arena, em São Paulo. A decisão da agência de entrar em campo foi tomada depois de seguidas tentativas de impedir que os jogadores irregulares fossem ao estádio e participassem da disputa.

No ataque cibernético, os hackers deixaram a bandeira e a seguinte mensagem, em português e com erros de ortografia: “não ficamos de quarenta para passear pelos seus servidores vamos ser expulsos tambem?”. A Anvisa diz que a ação não afetou dados e impediu o acesso à página por cerca de uma hora e trinta minutos.

“Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis”, explicou a agência. “O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente”;

Leave a Reply

Your email address will not be published.