“Ninguém fechará esta Corte”, reage Luiz Fux

“Ninguém fechará esta Corte”. Assim abriu o discurso, contundente, na sessão plenária, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux. Ele fez um alerta à população brasileira para o discurso do que chamou de “falsos profetas“.

“Estejamos atentos a esses falsos profetas. Todos sabem que quem propaga o discurso do nós contra eles não propaga a democracia, mas o discurso do caos. Povo brasileiro, não caia nas narrativas falsas e messiânicas. O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais do país”, disse o magistrado.

O ministro Fux também deixou claro que a Corte não tolerará “ameaças à autoridade de suas decisões”. E complementou: “Se o desprezo a decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar um atentado á democracia, configura crime de responsabilidade”. O recado foi claro para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante o discurso desse 7 de Setembro, na Avenida Paulista, Bolsonaro afirmou que não cumpriria decisões judiciais e que não seria preso. Ainda fez ameaças a Fux dizendo que “ou o chefe do poder enquadra o seu [no caso, o ministro Alexandre de Moraes] ou nós o enquadraremos”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.