SES segue orientação e suspende 2 lotes da CoronaVac

A Secretaria de Saúde do Estado recebeu notificação de decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender, de forma cautelar, a distribuição e o uso de alguns lotes da vacina CoronaVac/Butantan.

Em medida publicada no Diário Oficial da União, neste sábado (4), a Agência determina a interdição cautelar de lotes da CoronaVac, proibindo a distribuição e uso de lotes que foram envasados em uma fábrica não aprovada na autorização de uso emergencial da vacina.

Diante da informação, a Secretaria de Saúde iniciou a notificação aos municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com os lotes recebidos. A orientação do Ministério da Saúde é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal.

Dos lotes suspendidos pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose) recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. A SES distribuiu um total de 13.220 doses.

A secretaria aguarda orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) à respeito da condução daquelas pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses destes lotes.

De acordo com a Anvisa, o Instituto Butantan informou, nessa sexta-feira (3), que o laboratório chinês Sinovac, fabricante da CoronaVac, enviou ao Brasil vacinas envasadas em uma unidade que não foi inspecionada, nem aprovada pela agência brasileira.

São 25 lotes com um total de 12.113.934 de doses do imunizante. Outros 17 lotes envasados no mesmo local, com 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published.