PMJP inicia reparos na Pedro II e desvia ônibus

A Prefeitura de João Pessoa montou uma força-tarefa e intensificou, neste sábado (4), as intervenções para reparar o trecho do asfalto que cedeu no início da tarde dessa sexta-feira (3), em uma das faixas da Avenida Pedro II, no bairro da Torre, no sentido Centro/Bancários. Os serviços reúnem diversas secretarias e a previsão inicial é de que, em 10 dias, as obras sejam concluídas e a avenida liberada para o tráfego.

Em relação ao dano material sofrido pelo condutor e proprietário do veículo, a Procuradoria-Geral do Município se colocou à disposição para qualquer esclarecimento. O procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, informou que basta o proprietário do automóvel entrar com pedido administrativo para ter o dano ressarcido.

CRATERA SE ABRE NA PEDRO II E ENGOLE VEÍCULO

O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) esteve no local conferindo o andamento dos trabalhos, na manhã deste sábado. “Em menos de 24 horas, conseguimos identificar o problema e já temos a solução. Agora é trabalhar e liberar esse tráfego tão importante da nossa cidade”, afirmou. A Pedro II é o principal corredor de acesso à Zona Sul da Capital.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, as equipes irão trabalhar diuturnamente para concluir o serviço de maneira segura e com agilidade. Disse que inicialmente será realizado um serviço para recompor a drenagem a partir da construção de dois poços de visita interligados com tubos de PEAD de 1,2m. Ele explicou que, no local, a rede é composta por apenas um tubo. A cratera tem oito metros de profundidade.

Segundo buraco – O diretor de manutenção da Seinfra, Rodrigo Pacheco, disse que um outro buraco foi identificado pelas equipes num trecho próximo onde aconteceu o incidente da Pedro II, só que dentro da reserva florestal da Mata do Buraquinho.

Ele explicou que, nesse trecho, também foram constatados problemas na tubulação de esgoto, e, por isso, a Cagepa já foi acionada para realizar os reparos. “Vimos que no local o material da tubulação de esgoto está adentrando na galeria pluvial, e para isso a Cagepa já foi acionada”, observou.

Retirada de arbustos – Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão realizando a retirada de arbustos e árvores próximos ao local onde foi identificado esse outro buraco para facilitar a execução dos trabalhos pela Seinfra.

Trânsito continua interditado – O diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, disse que o trânsito continua interditado no trecho e que uma análise técnica está sendo realizada para uma possível liberação do tráfego em parte das faixas.

Ele ressaltou que enquanto a interdição perdurar, as alternativas de rota serão a Avenida Beira Rio em direção à BR-230 pelas alças ou pelo Altiplano, acessando pela Avenida João Cirilo os bairros da Zona Sul.

O diretor também lembrou que no sentido contrário, ou seja, Bairro/Centro, as faixas exclusivas de ônibus estão liberadas para os veículos como forma de otimizar o trânsito e evitar congestionamentos no local. “A Semob decidiu liberar a circulação de veículos nas faixas exclusivas de ônibus para otimizar o trânsito e dar maior fluidez, já que se trata de um dos principais corredores da cidade”, arrematou.

Transporte público – Devido à interdição do trecho na Av. Dom Pedro II, as linhas de ônibus 301, 302, 303, 304 e 2300 estão sendo desviadas pela Avenida Beira Rio. Para os embarques que normalmente são feitos em frente ao Ibama, no sentido Centro/bairro, os passageiros precisarão se dirigir aos abrigos na frente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Leave a Reply

Your email address will not be published.