Ministro garante São João presencial no NE em 2022

O ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que os festejos juninos no Nordeste serão realizados de forma presencial em 2022. Isso se deve, segundo explicou em entrevista exclusiva a TV Correio (Correio Debate), ao avanço da vacinação e a queda no número de internações em decorrência da Covid-19. “A gente tende a ter, até o final do ano, todos os eventos já normatizados, a exemplo do Réveillon, Carnaval e o São João”, disse o ministro.

Ele explicou que Campina Grande, que realiza o Maior São João do Mundo, perdeu R$ 350 milhões sem a realização da festa, por dois anos seguidos, assim como todo o Nordeste perdeu economicamente com a festa mais importante para a região. “O presidente Jair Bolsonaro determinou que, próximo ano, seja feito o que for preciso para potencializar o São João no Nordeste. Em 2022, o São João será presencial e valerá por dois”.

Sobre o turismo interno, Gilson Machado afirmou que está aquecido, em recuperação. “Os voos já estão 80% com a malha aérea recuperada”, informou.

Em relação ao turismo externo, o ministro disse que será preciso criar normas de segurança internacionais que valham para todos os países para que o Brasil tenha segurança em receber turistas. O país não está recebendo turistas da Índia, África do Sul, Inglaterra devido as novas cepas.

Já o turista brasileiro enfrenta restrições em alguns países devido às vacinas, a exemplo da CoronaVac que não é aceita em alguns e, segundo Gilson Machado, devido a percepção errônea de que o país não vacinou a população. Ele anunciou uma campanha do Ministério do Turismo para acabar com essa “visão errônea”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.