Galdino quer pressão em senadores por coligações

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB), adotou o discurso pró-coligações e pediu que os deputados conversem com os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Daniella Ribeiro (Progressistas) e Nilda Gondim (MDB) para cobrar a aprovação da PEC 125, que muda o sistema para escolha de deputados (estaduais e federais), em 2022.

“Precisamos nos posicionar para fazer frente a esse movimento. Aqueles deputados que defendem as coligações, conversem com seu senador para que possamos aprovar no Senado”, defendeu Galdino. A preço de hoje, os senadores paraibanos se posicionam contrários ao retorno das coligações, até porque são eleitos sistema majoritário (os mais votados entram).

De acordo com o presidente, será elaborado um documento, com assinatura de todos os deputados estaduais que defendem as coligações, para que seja enviado a cada um dos três senadores paraibanos. 

Adriano Galdino não conta com o apoio de todos. Líder da bancada de oposição na Assembleia, o deputado Cabo Gilberto Silva afirmou ser contrário à volta das coligações. “Será um retrocesso para a democracia brasileira. Todos sabem como funciona. Deixa o processo sem transparecer em relação ao voto que o eleitor deu para a pessoa que foi eleita”, disse.

Ele complementou: “Cada partido tem que mostrar sua cara, sua bandeira para conquistar o eleitor e que este saiba em quem está votando”.

A volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais de 2022 está prevista na Proposta de Emenda à Constituição 125/11 já aprovada pela Câmara dos Deputados em segundo turno.

Leave a Reply

Your email address will not be published.