Roberto Jefferson não engole ida de Ciro à Casa Civil

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, reprovou a escolha do líder do Centrão, o senador Ciro Nogueira (Progressistas), para a Casa Civil do Governo Jair Bolsonaro. Em entrevista ao Estadão, Jefferson afirmou que o dono do PP pode trair o presidente. O petebista lembrou que Ciro Nogueira apoiava o ex-presidente Lula (PT) até 2018.

“Tem o general de confiança [Luiz Eduardo Ramos]. Vai botar um civil? E um civil que o tempo todo, nos últimos 20 anos, apoiou o PT lá no Piauí. Serviu demais do lado de lá, não gostaria de ter ao meu lado”, lembrou o petebista, que fez uma “limpeza” no partido para ser 100% bolsonarista, inclusive oferecendo o PTB como opção para o presidente se filiar e concorrer a reeleição em 2022.

Roberto Jefferson também esperava abocanhar o recriado Ministério do Trabalho e Emprego, que tem 200 cargos de indicação política e um orçamento de R$ 700 bilhões. Ficou apenas na arquibancada. Quem assume é o ministro Onyx Lorenzoni (Democratas), que deixou a Casa Civil para dar lugar a Ciro Nogueira.

O presidente do PTB, que foi líder da tropa de choque do ex-presidente Fernando Collor na Câmara, disse que há semelhanças entre aquele período e o atual. Em 1992, para tentar evitar o impeachment, Collor recriou a Secretaria de Governo para abrigar Jorge Bornhausen, do PFL. A estratégia não funcionou.

“Quando o presidente (Collor) abriu os olhos, toda a liderança junto ao Congresso Nacional era do Bornhausen. Não era dele. Bornhausen não foi um homem correto para o Collor e eu temo que o Ciro possa não ser correto com o presidente Bolsonaro”. 

Com informações de O Antagonista

Leave a Reply

Your email address will not be published.