Bolsonaro vai indicar André Mendonça para o STF

Em reunião ministerial realizada na manhã desta terça-feira (06), no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse aos ministros que vai mesmo indicar André Mendonça, chefe da Advocacia-Geral da União, para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, no Supremo Tribunal Federal. “Todos sabem: é a minha vontade”.

O anúncio oficial e o encaminhamento do nome de Mendonça ao Senado devem acontecer na segunda quinzena deste mês, mas Bolsonaro não falou em prazos durante a reunião. Marco Aurélio se aposenta no dia 12.

O desafio de Mendonça, conhecido por ser “terrivelmente evangélico”, é conquistar a afeição dos senadores: após a indicação do presidente, ele precisa ser aprovado em sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois, o plenário do Casa vota o nome do indicado, que dever ser aprovado por maioria absoluta (41 votos dos 81 senadores).

Outros nomes cotados para a vaga eram o do procurador-geral da República, Augusto Aras, e o do presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro estavam fazendo campanha para ambos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.