Se uma crítica abalou a oposição, avalie a eleição

Se o grupo das oposições na Paraíba não consegue sobreviver a uma crítica, já começa errado. Na última segunda-feira (21), realizou uma reunião com partidos que devem marchar juntos nas eleições de 2022, em contraponto ao projeto de reeleição de João Azevêdo. A reunião continua à boca miúda, mas pelas polêmicas.

Além da ausência sentida do ex-prefeito da Capital Luciano Cartaxo, que o Blog já mostrou aqui, a não presença do Progressistas foi cobrada. A senadora Daniella Ribeiro, então, respondeu que não era momento, ainda mais em tempos de pandemia. Aliás, nem mesmo sem a Covid-19.

O deputado Wallber Virgulino, presidente do Patriota, criticou as declarações de Daniella e disse que se entenderia com o “tutor” da senadora, em referência ao irmão, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro. Daniella tem vida parlamentar própria, com um mandato expressivo no Senado. Ele disse que falava por si

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, e a deputada Pollyanna Dutra saíram em defesa de Daniella e contra o discurso machista e preconceituoso de Wallber Virgulino. Muitos políticos homens acreditam que são “o rei do pedaço”. E não são.

Virgulino não satisfeito voltou a criticar Daniella por ter sido “insensível” com a pauta da oposição. E mais, disse que Lídia Moura “fala o que Nonato [Bandeira – Secretário de Comunicação do Estado] manda, porque quem manda mesmo é Nonato”.

Ataques a mulheres na política não são de hoje, mas têm sido combatidas. A capacidade não está no gênero, está no conteúdo, na inteligência. A oposição precisa ter muito cuidado para não entrar 2022 dividida e mais uma vez “morrer na praia” por questões bestas. Você pode criticar e ser criticado, aceita se quiser.

No final da tarde desta quarta-feira (23), a Diretoria do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Paraíba divulgou uma nota de repúdio aos atos de violência à política de gênero lançados contra mulheres da cena política paraibana, cometidos pelo deputado Wallber Virgolino.

Confira a nota:

O machismo demonstrado pelo deputado é mola propulsora das violências cotidianamente sofridas pelas mulheres. No campo político essa violência se manifesta pela desqualificação das mulheres, pela interrupção frequente das falas destas em ambientes políticos e, neste caso, pelo inconformismo de ver mulheres na mesma cena, no debate político e na formulação de proposituras que beneficiam as mulheres e toda a sociedade.

Infelizmente, o tempo e o esforço das mulheres ainda são gastos com a defesa de seus direitos elementares, como viver uma vida sem violência, inclusive, na cena política. Lamentamos a atitude e nos solidarizamos com as mulheres diretamente afetadas: a Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a deputada estadual Pollyanna Dutra e a senadora da República, Daniella Ribeiro.

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Paraíba espera que o deputado reveja sua postura e refaça o caminho de construção de uma sociedade com inclusão de todas e todos, livre da violência. O Parlamento é campo adequado para posturas de respeito às mulheres.

Diretoria do CEDM
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM”

Leave a Reply

Your email address will not be published.