500 mil mortos pela Covid-19; João se solidariza

O Brasil alcançou a triste marca de meio milhão de mortos pela Covid-19, desde o surgimento da doença no início de 2020. O governador João Azevêdo (Cidadania) usou as redes sociais para se solidarizar com as famílias das 500 mil vítimas da doença.

“Quero lamentar e prestar minha solidariedade às famílias das 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil. São 500 mil famílias que ficarão marcadas para sempre pela dor, no momento mais triste da nossa história. Seguiremos lutando para que esse pesadelo chegue logo ao fim”, declarou João.

Ele fez um apelo à população: “Mas, até lá, sigam se cuidando e cuidando dos seus. Usem máscara, mantenham a higiene das mãos. E, assim que chegar a sua vez, tomem a vacina”.

O ministro da Saúde, o paraibano Marcelo Queiroga, em postagem nas redes sociais, também se solidarizou com as famílias que perderem entes queridos para a doença, e para as que foram perdidas.

“500 mil vidas perdidas pela pandemia que afeta o nosso Brasil e todo o mundo. Trabalho incansavelmente para vacinar todos os brasileiros no menor tempo possível e mudar esse cenário que nos assola há mais de um ano. Presto minha solidariedade a cada pai, mãe, amigos e parentes, que perderam seus entes queridos”, disse o ministro.

Solidariedade é empatia com a dor. Os 500 mil mortos não voltarão. Resta saber se permitiremos outros 500 mil. A vacina é o remédio/solução mais eficaz, mas ao negarmos, seja a compra ou dar o braço a ela, estamos fatalmente colocando mais 500 mil na mesma vala. E aí? O que vai ser?

Ex-presidentes da República, o presidente do Supremo Tribunal Federal e governadores de diversas partes do Brasil, também prestaram solidariedade nas redes. Confira:

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – “500 mil mortos por uma doença que já tem vacina, em um país que já foi referência mundial em vacinação. Isso tem nome e é genocídio. Minha solidariedade ao povo brasileiro.”

Dilma Rousseff (PT) – “A omissão criminosa adquirindo vacinas e o negacionismo diante da ciência e da vida fazem de Bolsonaro e do seu governo os responsáveis pela tragédia de 500 mil mortes. Expresso indignação e repúdio a essa política genocida. Minha solidariedade aos que perderam entes queridos.”

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal – “No dia em que o Brasil registra 500 mil mortes em razão da Covid-19, o Poder Judiciário brasileiro presta solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas. É preciso relembrar a cada dia que não são apenas números. São mães, pais, filhos, irmãos. Meio milhão de pessoas que partiram e tiveram seus sonhos interrompidos. Apesar da imensa tristeza, o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça reafirmam que seguem empreendendo esforços para ajudar a sociedade brasileira a mitigar os impactos desta terrível pandemia.”

Flavio Dino (PSB), governador do Maranhão – “Estou decretando hoje LUTO OFICIAL de 3 dias, no âmbito do Maranhão, em face da enorme tragédia representada por 500.000 mortes por coronavírus no Brasil. Todas as vidas são sagradas e o mal não pode ser banalizado. Minha solidariedade às famílias brasileiras.”

Camilo Santana (PT), governador do Ceará – “Minha solidariedade às famílias das mais de 500 mil vidas perdidas na pandemia. Que as profundas feridas deste momento sejam transformadas em força e coragem para nosso povo superar toda dor e lutar para ter de volta o nosso Brasil, justo e solidário. Nenhum mal dura para sempre!”

João Doria (PSDB), governador de São Paulo – “Meio milhão de famílias devastadas. É a mais triste marca da história do nosso país. Um sentimento de vazio e indignação invade meu coração. É inadmissível perdermos pessoas para um vírus sabendo que já havia uma vacina. Morreram pelo descaso. […] Tem gente que pode até negar que a terra seja redonda, mas eles não podem negar que a vacina é a solução. Temos pressa. O Brasil tem pressa. Ver outros países já comemorando a volta ao normal atesta o descaso e incompetência de quem deveria ter cuidado do seu povo, garantindo mais vacinas, acelerado a imunização, sem criar Fake News, sem criticar quem está tentando trabalhar. O único caminho para que mais famílias não chorem perdas e para voltarmos a trabalhar com tranquilidade é vacinar.”

Renan Filho (MDB), governador de Alagoas – “500 mil mortos no Brasil nessa pandemia de Covid-19. Que tragédia para tantas famílias. Apresento meus sentimentos a todas elas. Reafirmo meu compromisso de lutar pela vida, mesmo que incompreendido por alguns. Evite aglomeração, use máscara, vacine-se quando chegar sua vez.”

Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro – “Minha solidariedade a cada uma das famílias dos 500 mil brasileiros mortos pela COVID-19. Estamos vivendo uma grande batalha contra esse vírus. A vacina é nossa esperança e seguirei firme para imunizarmos toda a população do Rio de Janeiro.”

Rui Costa (PT), governador da Bahia – “Por mais que a gente consiga vacinar, por mais leitos de UTI que a gente consiga abrir, por maiores que sejam nossos esforços, essas pessoas não retornarão. São vidas humanas que se perderam. Pais, avós, filhos, amigos que não veremos mais. Famílias destruídas. É preciso compreender o significado disso, ter a dimensão dessa tragédia. Que Deus, em sua infinita sabedoria, conforte o coração de quem ficou.”

Wellington Dias (PT), governador do Piauí – “Não é só um número, tratam-se de seres humanos, são pessoas com histórias, são artistas, profissionais urbanos, rurais, homens, mulheres, daqueles que ficaram aqui, abalados com a perda de seus entes queridos. Esposas, esposos, filhos, filhas, netos, amigas, fãs… É disso que se trata.”

Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco – “Meio milhão de brasileiros mortos. Nossa solidariedade a todos que perderam um ente querido nessa pandemia. Também toda nossa indignação por sabermos que essa história poderia ser diferente se desde o primeiro dia, o diálogo, a cooperação e o bom senso tivessem escrito as regras.”

Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo – “500 mil vítimas da Covid-19, no Brasil. O luto se impõe desde a primeira morte por tratar-se de doença evitável. Nossa solidariedade a todas as famílias e nosso desejo de que a imunização avance para libertar o mundo da vulnerabilidade da doença.”

Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais – “O Brasil chega a infeliz marca de 500 mil óbitos por Covid. Minha solidariedade a todas as famílias atingidas. Por favor, continue se cuidando e de quem está próximo. Quando chegar sua vez, vacine. Sairemos dessa mais fortes.”

Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte – “500 mil mortes pela Covid no Brasil. Isso não é só um número assustador, são VIDAS! Histórias que foram interrompidas deixando famílias devastadas… Uma das marcas mais tristes da história do nosso país. Toda minha solidariedade a todos que compartilham desta dor imensurável.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.