PSDB define regras para escolher nome a presidente

A Executiva Nacional do PSDB definiu as regras para as prévias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República: o colégio eleitoral será formado por quatro grupos de votantes, com peso unitário de 25% do total de votos. A resolução segue a proposta apresentada pela Comissão das Prévias e foi confirmada em reunião nesta terça-feira (15), com a participação dos pré-candidatos.

O modelo não é bem o que governador de São Paulo, João Doria, queria. Ele defendia que os filiados deveriam ter o mesmo peso que todos aqueles com mandato. Dessa forma, ele poderia obter vantagem, uma vez que o estado de São Paulo tem 22% dos filiados. Aliados do governador, porém, sinalizaram que ele vai participar da disputa mesmo com modelo de prévias diferente.

A preço de hoje, Dória deve bater chapa com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que tem o apoio dos caciques da legenda.

Conheça a íntegra das regras

“Agora é unidade. É preparar as prévias, fazer um processo transparente, com qualidade e inovação. Esse é um dos momentos mais intensos da história do PSDB, uma grande demonstração de democracia interna”, afirmou o presidente nacional Bruno Araújo.

Os grupos serão integrados pelos seguintes membros: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, ex-presidentes e o atual presidente da Comissão Executiva Nacional, deputados federais e senadores.

A formação dos grupos mantém a representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

“Nosso objetivo é unificar o partido no processo de prévias e permitir que os pré-candidatos, em condições igualitárias de disputa, saiam em busca da nossa militância”, afirmou José Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e coordenador da Comissão das Prévias.

De acordo com o calendário das prévias, já aprovado em reunião anterior, os candidatos farão suas inscrições em 20 de agosto, com início dos debates em 18 de outubro. As prévias serão realizadas no dia 21 de novembro e um eventual segundo turno, em 28 de novembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.