Os mil de Cabo Gilberto, o  Twitter e o uso de robôs

Líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba e apoiador de primeira hoje do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Cabo Gilberto Silva deu por falta de mil seguidores no Twitter. Ele usou a própria plataforma para questionar: “Tiraram mil seguidores da minha conta no Twitter, alguém sabe o que aconteceu?”. A conta dele é verificada e tem, descrito, 8.865 seguidores.

Acontece que o Twitter suspendeu temporariamente milhares de contas na rede social em todo o mundo nesta segunda-feira (14). A ação faz parte de um trabalho regular contra o uso de robôs e spam na plataforma. As suspensões são temporárias desde que os usuários confirmem não se tratarem de robôs.

E não foi só Cabo Gilberto que reclamou. Políticos foram às redes sociais reclamar da perda de seguidores. A deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) publicou que ter perdeu 12 mil.

Nesta primeira etapa, o Twitter solicita aos donos das contas que confirmem dados como senha ou número de celular, uma forma de comprovar que o perfil não é automatizado, mas controlado por uma pessoa. Caso essa etapa de verificação não seja concluída, as contas são excluídas definitivamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.