Monteiro terá que adotar medidas mais rígidas

Com o aumento de casos de Covid-19 em Monteiro – em dois dias foram 100 casos no município, que tem 33 mil habitantes -, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho recomendaram a adoção de medidas mais restritivas.

A prefeita Anna Lorenna Nóbrega (PL) se comprometeu a publicar decreto com medidas mais duras, ainda nesta sexta-feira (28). Monteiro passou da bandeira amarela para a laranja, na última qualificação do Plano Novo Normal do Governo do Estado.

As forças de segurança intensificarão fiscalização do cumprimento das regras de distanciamento social na cidade, e os estabelecimentos que forem flagrados descumprindo poderão ser interditados. A procuradora do MPF, Janaína Andrade, ressalta que a Polícia Militar tem o poder de prender em flagrante quem descumprir normas sanitárias estabelecidas por decretos estadual e municipal.

Feira – Em reunião realizada nessa quinta-feira (27), com a participação de representantes da Secretaria de Saúde do estado e Polícia Militar, ficou acordado que o novo decreto municipal não valerá em relação à feira livre já programada para este sábado (29).

Anna Lorena argumentou que “os feirantes costumam adquirir nas quartas-feiras os produtos que vão comercializar no sábado, de modo que um decreto entrando em vigor antes de domingo os pegaria de surpresa, trazendo grande prejuízo para essa categoria”. A procuradora Janaína ressaltou, no entanto, que os feirantes devem seguir com rigor os protocolos sanitários.

Igrejas – Quanto às igrejas, a procuradora do MPF sugeriu que seja reforçado o controle das medidas, tais como medição de temperatura na entrada e limite de 30% da capacidade, bem como proibição da realização da coleta nos bancos da igreja e uso de álcool a 70%.

Com relação aos conjuntos musicais, deve-se garantir que apenas quem canta possa tirar a máscara. Em suma, a recomendação é que o protocolo do decreto estadual para a realização de cultos religiosos seja seguido à risca.

Municípios vizinhos – A procuradora da República sugeriu ainda que a prefeita de Monteiro entre em contato com os gestores dos municípios vizinhos para que todos adotem as mesmas medidas, ou outras mais restritivas, até porque os pacientes dessas localidades ocupam primeiro o hospital de Monteiro, antes de serem enviados aos hospitais de referência das cidades maiores do estado.

Fila de espera e consciência – MPF e MPT informam que existem pacientes na fila de espera por leito hospitalar no Cariri da Paraíba. Inclusive, ocorreu novo óbito de paciente de Monteiro, na rede referenciada em Campina Grande, hoje. Os MPs reforçam que cidades como Campina Grande e João Pessoa, que recebem pacientes de outros municípios, estão com altas taxas de ocupação de UTIs e enfermarias.

Por fim, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho pedem que a população de Monteiro e região tenha consciência, não fazendo aglomerações, especialmente em locais fechados, e reforçando medidas de higiene e uso de máscara.

Leave a Reply

Your email address will not be published.