Capital inicia vacinação dos moradores de rua

A Prefeitura de João Pessoa deu início, na manhã deste sábado (15), à imunização da população em situação de rua, que havia sido adiada devido à chuva intensa registrada na Capital, durante os últimos dois dias. A ação aconteceu estrategicamente no Ponto de Cem Réis, no Centro, onde se concentra um grande número de homens e mulheres que vivem na rua.

Concluindo esse grupo prioritário, a Prefeitura da Capital poderá iniciar a imunização dos trabalhadores da educação, seguindo determinação da Justiça Federal, que atendeu pedido dos Ministérios Públicos da Paraíba e Federal para que priorize os grupos previstos no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Professor pode ser vacinado após morador de rua

O início da campanha para esse público, que contou com o apoio logístico do ônibus do Consultório na Rua, foi acompanhada de perto pelo prefeito Cícero Lucena e o vice Leo Bezerra. “Há dois dias estávamos com a estrutura especial preparada tanto para imunizar como para realizar testagem. Mas por conta da chuva, tivemos que aguardar. Hoje, Deus nos abençoou com esse lindo sol e estamos aqui para cumprir o que havíamos planejado”, afirmou Cícero.

Leo Bezerra também destacou o empenho da gestão municipal em avançar com o plano nacional de imunização no combate à Covid-19 e que a estimativa é de que sejam vacinadas 1.500 pessoas em situação de rua. “Trouxemos um ônibus que vai andar a cidade hoje, amanhã e os dias que forem necessários pra fazer essa imunização da população. Estamos fazendo o cadastramento dessas pessoas e também fazendo testes de Covid-19. Através desse cadastro, as secretarias também vão conseguir buscar essas pessoas e tirá-las das ruas”, ressaltou.

A coordenadora das equipes do Consultório na Rua, Luana Alves, informa que a ação se dá com as equipes do programa, que são da Atenção Básica e já fazem acompanhamento da população de rua diariamente na cidade, em parceria com a equipe da Vigilância de Saúde.

“Hoje iniciamos a vacinação no Ponto de Cem Réis, mas vamos nos deslocar para os locais de permanência desses pessoas, que já fazemos atendimento in loco e que já temos mapeados. Além dessas pessoas, serão vacinadas as que estão nas casas de acolhimento da Prefeitura e, se precisar, continuaremos por outros dias”, afirmou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.