Supremo decide que processos de Lula vão para o DF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, em sessão plenária, nesta quinta-feira (22), que os processos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) vão para a Justiça do Distrito Federal. Os ministros retomaram o julgamento de recursos relacionados à anulação das condenações do petista pela Justiça Federal do Paraná.

Seis ministros – Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes – entenderam que, com a anulação das condenações, o destinatário dos processos é a Justiça Federal do Distrito Federal. Já Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes defenderam o envio para a Justiça Federal de São Paulo. Para Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, as ações deveriam permanecer em Curitiba.

Os ministros analisam, nesse momento, agora se 14 recursos da defesa de Lula não precisam mais ser julgados. Um desses recursos foi julgado na Segunda Turma, onde ficou entendido que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente no caso do triplex.

Leave a Reply

Your email address will not be published.