Governo tenta evitar Renan na relatoria da CPI

Com pouca chance de emplacar uma maioria governista na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 do Senado, ou CPI da Pandemia como tem sido chamada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), alvo principal das investigações, tem defendido que os postos de presidente e relator sejam ocupados por parlamentares “neutros”, que não sejam alinhados nem ao governo nem à oposição. Vai dar trabalho.

Na verdade, o que o Palácio do Planalto tenta evitar é a escolha, para a relatoria, do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O ex-presidente do Senado já deu declarações que estar na relatoria seria “dar um troco” a Bolsonaro.

Integrantes da articulação política próximos ao presidente não descartam um apoio ao senador ​​Eduardo Braga (AM), que é considerado por Jair Bolsonaro um nome mais aberto ao diálogo. Outra alternativa da base aliada seria o senador Omar Aziz (PSD-AM), cuja postura independente agrada assessores presidenciais.

Com os membros já indicados, a oposição corre para adiantar a instalação da CPI da Pandemia, ainda mais com o agravamento de problemas como a falta do “Kit entubação”, que está gerando novo caos nos hospitais.

Com informações de Alek Maracajá

Leave a Reply

Your email address will not be published.