Vacinação é suspensa em JP até chegar novas doses

A vacinação contra a Covid-19, em João Pessoa, foi suspensa temporariamente. A informação foi dada durante entrevista coletiva, nesta terça-feira (13), do prefeito em exercício Leo Bezerra (Cidadania) e do secretário de Saúde do município, Fábio Rocha, que procurou tranquilizar a população sobre a continuidade da imunização.

O secretário de Saúde disse que o plano de imunização será retomado logo após o envio de novas doses do imunizante, pelo Ministério da Saúde, o que está previsto para o próximo sábado (17). Ele anunciou ainda que aumentará o número de postos de atendimento à população – hoje são sete para a aplicação da 2ª dose.

Fábio Rocha anunciou que a vacinação de segunda dose será realizada após o 28° dia após a aplicação da 1ª. Segundo ele, o processo de imunização, conforme a informação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, mudou de parâmetro com os avanços dos estudos sobre a Covid-19.

“As pessoas podem ficar tranquilas porque a vacina do Butantan [a CoronaVac] poderá ser aplicada a partir de 28 dias. A estrutura montada, com respeito a todos os protocolos sanitários, nos permite dizer que havendo vacina, estamos preparados para imunizar em mais de 60 locais simultaneamente”, destacou.

Devido a falha em um dos lotes da CoronaVac, o município deixou de contar com um quantitativo de doses em torno de 10%, limitando o atendimento à demanda de reforço, já definida em calendário. “Por causa dessa falha, tivemos que estabelecer a oferta por agendamento para evitar o que, infelizmente, se confirmou – a corrida de um número acima do esperado para os postos”, explicou Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde.

Leo Bezerra, que assumiu o cargo no domingo (11), lamentou os problemas enfrentados em alguns pontos de imunização, hoje, e explicou que desde o início do processo de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura vem oferecendo toda a estrutura necessária para atender à população, conforme o quantitativo de doses do imunizante recebido do Governo Federal.

Ele repetiu uma informação já tornada pública pela Secretaria de Saúde de que mais de 21 mil usuários do SUS de outros municípios brasileiros foram vacinados em João Pessoa, fato que sobrecarrega ainda mais os pontos de vacinação. Mas, os nomes dos municípios não foram divulgados.

“Queria esclarecer que a Prefeitura está verdadeiramente sensibilizada, mas destacar também que temos avançado na imunização no nosso município e isso fez com que diversas pessoas de outros municípios, e até de outros estados, viessem até aqui para se vacinar, prejudicando um pouco a distribuição das doses da vacina”, afirmou o prefeito em exercício.

Ele reiterou o compromisso de dar continuidade à complementação do ciclo de imunização de todo o público alvo, assim que houver a disponibilidade de vacinas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.