A Prefeitura de João Pessoa vai ampliar a imunização contra a Covid-19 para o público de 60 anos, após receber nova remessa do imunizante. Nesta quinta-feira (01), serão imunizadas as pessoas com autismo ou síndrome de down, maiores de 18 anos, das 8h às 12h, em três locais: Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação Pestalozzi.
Segundo o prefeito Cícero Lucena, o planejamento da Secretaria de Saúde permite o aproveitamento das vacinas que estão disponíveis para avançar na imunização. “Com a sensibilidade e a responsabilidade que todos nós estamos imbuídos neste momento, vamos realizar a vacinação de jovens e adultos com autismo e síndrome de down nesta quinta-feira. Já no sábado, começaremos a vacinar pessoas a partir dos 60 anos, num grande esforço com mais postos de vacinação e pessoal envolvido”, afirma.
Ele lembra às pessoas que precisem se deslocar de um bairro a outro para se vacinar que pode utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, da parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar a até R$ 25, cada.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Alline Grisi, o grupo com autismo e síndrome de down foi incluído de forma especial no plano de imunização do município por se tratar de um público diferenciado, pois tem dificuldade de interação, principalmente as pessoas com autismo.
Postos de vacinação para pessoas com autismo ou síndrome de down 18+ (8h às 12h):
- Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (Rua Bancário Francisco Mendes, 380, Pedro Gondim)
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae (Rua Bancário Waldemar de Mesquita Accioly, Bancários)
- Associação Pestalozzi da Paraíba (Rua Ranieri Mazilli, 1732, Cristo)
Convocação para segunda dose – Além da ampliação para as pessoas com autismo e síndrome de down, a Prefeitura de João Pessoa segue aplicando a segunda dose do imunizante. Aqueles que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan, até o dia 05 de março, devem comparecer ao posto de imunização instalado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo para receber a dose de reforço a partir desta quinta-feira (1º), respeitado o prazo de 28 dias para a maior eficácia da vacina. No local a vacina está sendo aplicada tanto no modelo drive thru quanto para pedestres. O horário de atendimento é das 8h às 12h.
Documentação necessária – Para ter acesso à vacinação, todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante de residência em João Pessoa. Quem vai tomar a segunda dose deve apresentar também o cartão de vacina Covid, com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional.
Leave a Reply