Sputnik: Consórcio NE leva proposta de compra ao MS

O governador João Azevêdo (Cidadania) usou as redes sociais para anunciar a proposta de compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V, da Rússia, através do Consórcio Nordeste. Ele disse que a negociação para a aquisição só foi possível, que garantiu todas as condições de compra e de entrega, foi viabilizada após a sanção presidencial à Lei 534/2021, que autoriza estados, municípios e iniciativa privada a adquirir vacinas.

As vacinas compradas pelo Consórcio Nordeste serão integradas ao Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde, e serão distribuídas levando em conta à proporcionalidade por estado.

João Azevêdo se reuniu, por meio de videoconferência, nesta quinta-feira (11), com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e os demais governadores do Nordeste, para apresentar a proposta de compra.

“Levamos ao ministro [Eduardo] Pazuello o contrato para compra de 39 milhões e 600 mil doses da vacina Sputnik, para serem incluídas no Plano Nacional de Imunização. Essa é uma vitória do Consórcio Nordeste, que vem negociando a compra diretamente com o Fundo Soberano Russo desde o ano passado, sob a liderança do governador Rui Costa (@ruicostaoficial), da Bahia”, ressaltou João Azevêdo.

Ele voltou a agradecer a Rui Costa, pelo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses, e ainda ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira (12).

“O que garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia. #ParaíbaVacina #UseSempreMáscara #OCuidadoContinua“, afirmou o gestor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.