Cícero convoca secretários e cria comitê de crise

Após as intensas chuvas registradas na manhã desta sexta-feira (26), que superou em quase 60% o volume médio histórico de João Pessoa, para todo o mês de fevereiro, e em apenas oito horas, o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) reuniu os secretários para avaliar os impactos da precipitação recorde e planejar as próximas ações. A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e resultou na instalação do comitê de crise climatológica sob a coordenação da Secretaria Executiva de Defesa Civil.

Os dados pluviométricos apontam que choveu no intervalo de oito horas o total de 167,8 milímetros. A média histórica para o mês de fevereiro inteiro, conforme medições dos últimos 30 anos, é de 108 milímetros. O índice superou em 55% a média. Com previsão de mais chuvas nas próximas horas, todas as secretarias municipais estarão de prontidão no fim de semana com equipes prontas para atender às demandas causadas pela chuva.

Cícero informou que toda a estrutura da Prefeitura e secretarias estarão de prontidão para atender as necessidades causadas pelas chuvas e minimizar o impacto na vida do pessoense. “Todo o plano emergencial foi desenhado e estabelecidas as equipes preparadas para fazer o atendimento que por ventura seja necessário acontecer. Na área social, de engenharia, de trânsito estamos estruturados para podermos enfrentar essa situação”, definiu.

Ele também destacou que, apesar da chuva intensa e de diversas ocorrências de inundação, alguns deslizamentos e rompimento de tubulações, não houve nenhuma vítima fatal e nem residências sofreram agravos mais graves.

“Recebemos os primeiros relatórios sobre a evidência dessa chuva que superou em muito a média histórica para o período. A estrutura de drenagem da cidade não suporta, não está planejada para isso. Graças a Deus, sem nenhum registro de morte ou desabamento de casa. Estamos estruturados e preparados para acompanhar esse momento”, afirmou.

A força-tarefa envolve as Secretarias de Defesa Civil, Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Emlur e Superintendência de Mobilidade Urbana.

Telefones para caso de situação de emergência em virtude da chuva:

  • Defesa Civil: 0800 285 9020
  • Seinfra: 0800 031 1530
  • Semam: 3218-9208
  • Semob: 118 ou 98760-2134 (WhatsApp)

Leave a Reply

Your email address will not be published.