João apresenta obras de Arco e do Porto a ministro

O governador João Azevêdo (Cidadania) se reuniu, nesta quinta-feira (25), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ocasião em que apresentou projetos da gestão estadual para a execução de obras de mobilidade urbana em João Pessoa e Campina Grande, bem como para o Porto de Cabedelo.

Dentre as ações previstas para João Pessoa, o chefe do Executivo estadual destacou o Arco Metropolitano e intervenções na ligação entre o Distrito Industrial e a BR-101. “Pleiteamos a solução definitiva do engarrafamento no Distrito Industrial de João Pessoa com a ligação à BR-101. Nós entregamos os projetos ao ministro e faremos essa obra com recursos próprios do estado numa parceria com o governo federal que deve aprovar os projetos”.

Sobre o Arco Metropolitano, o governador explicou que a obra ficou viabilizada com as emendas de bancada e será executada pelo DNIT. Já o Governo do Estado fará a desapropriação da área.

Para Campina Grande, João Azevêdo detalhou as obras do Arco Metropolitano Leste. “O Arco Metropolitano de Campina Grande, que liga a BR-230 à 104, é uma obra que também será realizada com recursos próprios do Estado, mas que tem a construção de um viaduto na interseção com a BR-104, e o Ministério da Infraestrutura e o DNIT precisam aprovar”, acrescentou.

João Azevêdo ainda solicitou duas ações para o Porto de Cabedelo. “Pedimos a renovação da delegação do Porto de Cabedelo por mais 20 anos, oportunidade em que o ministro nos confirmou que nos próximos 45 dias estaremos sendo convidados a assinar esse termo, o que é essencial porque permite que a Paraíba projete ações futuras para o local, e também discutimos a conclusão da dragagem do Porto, alcançando 11 metros de calado, o que dará um novo status à área”, frisou.

Por fim, o gestor fez uma avaliação positiva da agenda na Capital federal. “São pautas extremamente importantes para a Paraíba. Contamos com a participação de parte da nossa bancada, e o ministro saiu satisfeito porque não trouxemos problemas, mas soluções com muitas obras sendo realizadas com recursos provenientes do estado ou da bancada”, concluiu.

O senador Veneziano Vital do Rego (MDB), vice-presidente do Senado, destacou que a maioria das obras listadas pelo governador será executada com recursos do governo estadual e que precisa da anuência do Ministério da Infraestrutura. Ele frisou que, juntamente com os demais membros da bancada federal, vai assegurar, no orçamento da União, os recursos para que as obras sejam implementadas, a exemplo da dragagem do Porto de Cabedelo.

Acompanharam a reunião, os deputados federais Efraim Filho (líder do Democratas) e Hugo Motta (líder do Republicanos), além dos secretários de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; Chefe do Governo, Ronaldo Guerra; e executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.

Leave a Reply

Your email address will not be published.