PF deflagra operação por  possível compra de votos

A Polícia Federal na Paraíba, unidade em Campina Grande, cumpre oito mandados de busca e apreensão expedido pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral da cidade. A Operação Manilkara, deflagrada nesta quinta-feira (11), investiga possível prática de compra de votos, que teria ocorrido em Massaranduba, nas eleições para vereador. O vereador Chicão (PSD) seria o alvo principal.

A operação foi batizada com o nome científico da árvore Massaranduba/PB, uma referência ao município em que foram cumpridas todas as medidas judiciais. A investigação começou com uma notícia de crime protocolada na Polícia Federal, em Campina.

Segundo as investigações, o então candidato a vereador Francisco Pedro de Lima (PSD), o Chicão, mediante o auxílio de terceiros, teria oferecido, a eleitores, em troca de votos, benefícios a exemplo de próteses dentárias, material de construção e dinheiro.

Chicão, que é da comunidade rural Cachoeira de Pedra D’Água, foi eleito em 2020 com 292 votos. Ele também já foi escolhido para presidir a Câmara Municipal de Massaranduba, no 2º biênio (2023-2024).

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal – Pena de reclusão de 1 a 3 anos) e compra de votos (art. 299 do Código Eleitoral – Pena de reclusão de até 3 anos).

Policiais federais fazem busca e apreensão na residência do vereador Chicão, em Massaranduba

Leave a Reply

Your email address will not be published.