Força-tarefa da Lava-Jato ganha “nova versão”

A Força-Tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, que começou a atuar em 2014, “deixou de existir” desde a última segunda-feira (01). A informação foi dada pelo Ministério Público Federal nesta quarta-feira (03).

O desmonte da operação, que interessa ao PT e ao Centrão, já está em curso desde 2019, com as tentativas de ingerência da PGR em relação aos dados coletados e após a saída do coordenador da Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol.

A mudança acontece após portaria da Procuradoria-Geral da República, publicada em dezembro de 2020, que estendia as atividades da força-tarefa no Paraná, até outubro de 2021, mas com uma nova estrutura.

De acordo com o MPF, cinco dos 15 integrantes da força-tarefa passaram a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e darão continuidade aos trabalhos da operação.

Outros 10 membros que compunham a força-tarefa permanecem designados para atuação em casos específicos ou de forma eventual até 1º de outubro de 2021, segundo o MPF, mas sem integrar o Gaeco e sem dedicação exclusiva ao caso.

Ao todo, até o momento, foram 79 fases. De acordo com o MPF, foram apresentadas 130 denúncias contra 533 acusados, e 174 pessoas foram condenadas pela Justiça. De acordo com o MPF, mais de R$ 4,3 bilhões foram devolvidos aos cofres públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.