ALPB dá prazo para partidos mudarem de blocos

Os partidos políticos com cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba têm até esta sexta-feira (29), para informar à Mesa Diretora se haverá mudanças na participação nos blocos partidários. Hoje, são três na Casa: Bloco da Maioria, Bloco da Minoria e o chamado G11, que acabou “extinto” por motivos de esvaziamento. O prazo se encerra às 17h.

A ALPB inicia as atividades do 2º biênio na próxima segunda-feira (01), com a eleição de dois cargos vagos na Mesa: o de 1º Secretário e o de 2º vice-presidente. Os cargos estão vagos com saída de Nabor Wanderley (Republicanos), eleito prefeito de Patos, e devido a morte por Covid-19 do deputado estadual João Henrique (PROS).

O PSB, PODEMOS, PCdoB, Rede e PTB integraram o Bloco da Maioria e o PSDB, PSC, PRTB, PSL, PP, Patriotas e MDB integram o da Minoria. Já o G11 era composto por deputados do Avante, Cidadania, PRB, DEM, PR e PT integravam até o segundo semestre de 2020, ‘G11’, que chegou a ser ‘G16’, depois ‘G10’ e, por fim, esvaziado. E, ao final, os partidos integram as bancadas de situação e de oposição.

A Mesa Diretora da Casa lembra que o desligamento do partido integrante de um bloco parlamentar deve ser feito com a aprovação de todos representantes. É bom lembrar que, de acordo com o Regimento Interno da Assembleia, a agremiação que se desvincular não poderá constituir ou integrar outro bloco parlamentar na mesma Sessão Legislativa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.