Parceria pode livrar a Estação Ciência de abandono

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, construída sob protesto de ambientalistas e inaugurada com pompas em julho de 2008, deve escapar de se transformar em um “elefante branco” com ameaça direta à Barreira do Cabo Branco, na Capital. Nesta quarta-feira (27), o governador João Azevêdo (Cidadania) e o prefeito Cícero Lucena (Progressistas) anunciaram parceria para a reforma do equipamento.

Os dois fizeram uma vistoria técnica no local. “Estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura para reabrir esse que já foi um dos pontos mais visitados da Capital. Aqui tem um acervo riquíssimo que precisa ser colocado à disposição da população e dos turistas”, declarou João. Na verdade, a Estação Ciência nunca teve o potencial explorado por completo, desde a inauguração.

Cícero Lucena ressaltou a iniciativa da gestão de recuperar a funcionalidade da Estação Ciência. “Nós queremos que essa obra vire instrumento do nosso desenvolvimento econômico, da nossa visitação educacional e da nossa cultura e que possa ser mais um atrativo para os turistas, não só para os que hoje a frequentam, mas pela sua proximidade com o Polo Turístico Cabo Branco.

Projetada por Oscar Niemeyer, a Estação Ciência foi construída na gestão do então prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e João era o secretário de Infraestrutura da Prefeitura. Na visita, esta manhã, também foram discutidas melhorias viárias para melhorar o acesso.

Para o governador, a vista teve um lado nostálgico, já que participou da concepção do projeto. “Conheço cada pedaço”, disse, reafirmando o diálogo com Cícero Lucena. “Não se pode admiti que um equipamento como esse seja privado, fechado e deixando a população sem condições de acessá-lo”, ressaltou João, criticando o abandono em que se encontra o equipamento.

Ele lembrou ainda que não há como pensar em intervenções sem antes encontrar a solução definitiva para a erosão da barreira do Cabo Branco.

Leave a Reply

Your email address will not be published.