Doses da AstraZeneca serão distribuídas nesta segunda

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, informou que as doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que chegaram à Paraíba por das 11h, deste domingo (24), serão distribuídas para as Gerências Regionais de Saúde, nesta segunda-feira (25), pela manhã. As doses vieram em um voo comercial da empresa GOL, que aterrissou no Aeroporto Castro Pinto.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Serum da Índia, em parceria com a Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca. No Brasil, será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O Governo do Estado é responsável pela logística da distribuição aos municípios que, por sua vez, ficam com a parte de armazenamento e aplicação das doses.

Sobre a chegada de um segundo lote da vacina CoronaVac, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou mais 4,8 milhões de doses, Geraldo Medeiros acredita que se dê ainda esta semana. “Os profissionais de saúde continuarão sendo contemplados. São 126 mil em todo o Estado”, disse.

Ele explicou que essas 36 mil doses ainda não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde. Geraldo Medeiros voltou repetir os critérios de vacinação para os trabalhadores da área de saúde, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, para essa primeira fase: profissionais de saúde que trabalham diretamente na chamada “Zona Covid”, nas UTIs, nas enfermarias, no SAMU, nas UPAs Covid, aqueles que estão em áreas com alta carga viral.

Os critérios para profissionais de saúde não estão sendo seguidos, inclusive, investigados pelo Ministério Público da Paraíba e Ministério Público do Trabalho. Além de furarem a fila, postagens nas redes sociais “ostentando” a vacinação têm provocado indignação.

“Progressivamente, com a chegada de novos lotes, os outros profissionais que têm contato com outros doentes de Covid serão também contemplados”, ressaltou Geraldo Medeiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.