Covid-19: 200 cidades têm mobilidade reduzida

Foi publicado neste sábado (23), o 17ª Mapa de Avaliação dentro do Plano Novo Normal Paraíba. O documento aponta que 90% das cidades paraibanas (200) estão classificadas com a bandeira amarela (mobilidade reduzida).

Outros 20 municípios estão com a mobilidade restrita (bandeira laranja) e, apenas Cacimba de Dentro, Mulungu e Tacima permanecem na bandeira verde. Não há municípios avaliados na bandeira vermelha, que indica mobilidade impedida. 
 
O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, atribui a estabilidade nesta fase da avaliação às medidas preventivas adotadas em dezembro pelo Governo da Paraíba e ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, que “foram capazes de reduzir parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano”.  
 
Beltrammi lembra que os esforços para que se contenham as evoluções da situação pandêmica, para pior, devem ser mantidos e dependem da decisão de cada uma das pessoas em seguir protegendo suas vidas por meio dos métodos e comportamentos reconhecidamente efetivos para conter a disseminação do novo coronavírus.

Ele alerta para os cuidados que ainda devem ser adotados na temporada de veraneio e Carnaval. “Merecem máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência, não se aglomerar”. Algumas cidades do Estado, a exemplo de João Pessoa e Cabedelo, cancelaram os festejos.

O relatório também faz menção ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19, que já começou em todas as cidades da Paraíba. Mas, o secretário reforça que “a chegada das vacinas representa uma importante ferramenta para combatermos este inimigo invisível, mas não pode ser motivo para que abandonemos o uso de máscaras, manutenção do distanciamento social e lavagem das mãos. Não é tempo para aglomerações em festas, celebrações, almoços e jantares, mesmo que ao ar livre durante o verão. Os riscos de contágio pela Covid-19 seguem elevados em toda Paraíba. É tempo de cuidado e autoproteção!”

Leave a Reply

Your email address will not be published.