Santa Rita: médicos da “Covid” cobram informação

Em Santa Rita, onde está localizado o Hospital Metropolitano, referência no atendimento a pacientes com Covid-19 no município e na Paraíba, médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente no combate à doença, desde abril de 2020, ainda não sabem quando serão vacinados. Em conversa com o Blog Sony Lacerda, médicos criticaram a falta de informação, do cronograma da vacinação e cobram transparência.

O prefeito Emerson Panta (Progressistas), que é médico, lançou a campanha de vacinação no município, nesta terça-feira (19) à tarde. Em solenidade, o gestor agradeceu a equipe de saúde do município, a população e aos auxiliares em geral. Disse que a vacina é uma vitória da ciência. “É um dia histórico”. Pediu que mesmo com as vacinas, é preciso manter as medidas sanitárias, a exemplo do distanciamento social, máscara e higienização das máscaras.

Mas, durante o discurso em uma rede social, Emerson Panta não informou por onde iniciará a vacinação. Teria dito, nos bastidores, que iria priorizar os servidores municipais. Lembrando que o Hospital Metropolitano de Santa Rita e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ambos estaduais, são os únicos “porta aberta”, ou seja, recebem todos os casos da Covid-19 do município, além da Região Metropolitana e do interior também.

Panta anunciou que os idosos acima de 75 anos serão vacinados em casa, mas esse grupo, de acordo com o Ministério da Saúde, não integra essa primeira fase devido a redução no número de doses enviadas para o município. Cabe lembrar que o Governo do Estado é responsável pela distribuição, de acordo com a planilha enviada pelo ministério, e os municípios pelo armazenamento e aplicação das doses.

Santa Rita, de acordo com a planilha do Ministério da Saúde, recebeu para essa fase, 1.399 doses da vacina, destinadas apenas aos trabalham que atuam na linha de frente, já que não se enquadra nos grupos prioritários determinados pelo órgão. Os grupos prioritários, nessa primeira fase, são indígenas que moram em aldeias, idosos com 60 anos ou mais que residem em abrigos ou asilos e profissionais da saúde que estão na linha de frente da Covid-19.

O outro lado – Em resposta ao pedido de informação do blog, sobre a vacinação desses profissionais, a Secretaria de Comunicação de Santa Rita encaminhou a seguinte nota: “Os profissionais do Metropolitano e da UPA serão priorizados e vacinados nesta primeira etapa sim. A Secretaria de Saúde foi oficiada ontem (19), por volta das 15h, sobre a responsabilidade da vacinação desses profissionais. Estamos aguardando uma relação do Estado sobre quem são os profissionais santa-ritenses, para colocar essa demanda no nosso cronograma e vaciná-los”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.