CoronaVac chega e vacinação tem início às 7h30

O avião da empresa área Azul, vindo de São Paulo, pousou por volta das 21h30 desta segunda-feira (18), no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, trazendo as mais de 92 mil doses da CoronaVac, destinadas pelo Ministério da Saúde à Paraíba, nessa primeira etapa de vacinação contra a Covid-19. Será na sede da Secretaria de Saúde do Estado. Ainda não foi informado quem será a primeira pessoa em solo paraibano a ser vacinada.

O governador João Azevêdo (Cidadania) informou que ,nesta terça-feira (19), às 7h30, dará início à vacinação contra a Covid-19 na Paraíba e a distribuição das doses da vacina com os municípios paraibanos, de acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde.

Ele informou que tão logo a vacina chegasse à Paraíba seria feito um esforço concentrado para que seja feita a separação dos 223 lotes e dar início à distribuição nos municípios, imediatamente. Durante o programa semanal ‘Conversa com o governador’, no início da tarde desta segunda-feira, João Azevêdo destacou que a Secretaria de Saúde do Estado já estava com toda a estrutura pronta para iniciar a separação dos lotes.

“O mais importante é que tenhamos na sequência o recebimento de mais doses e que a gente possa reduzir o mais rápido possível os casos [da Covid-19] e voltar, em alguns meses à normalidade”, disse o governador. De acordo com João Azevêdo, será a vacinação que fará com que a economia volte ao normal, com que a vida volte ano normal

As primeiras vacinas irão contemplar 54.689 paraibanos, que representam 34% dos trabalhadores de saúde (42.925), indígenas aldeados (10.432), pessoas idosas institucionalizadas (1.212) e pessoas com deficiência institucionalizadas (120).

O quantitativo é destinado para a primeira e segunda doses, atendendo ao cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde para cada município. O registro das doses aplicadas será nominal e individualizado, por meio do número do Cartão Nacional de Saúde ou número do CPF do usuário.

“Vamos utilizar toda estrutura que montamos, a exemplo de 11 veículos refrigerados e as aeronaves do Governo do Estado e, em parceria com a Secretaria de Segurança, faremos o traslado e armazenamento dos imunizantes. Eu estou muito feliz com esse início da campanha de vacinação para proteger nossa população”, comentou.

Ele reforçou a importância da adesão à campanha de imunização. “A vacinação deve ser feita por todos para que a gente possa vencer essa doença. 2021 será o ano da esperança pela aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford. Por isso, é fundamental que todas as pessoas, principalmente, as que integram a ala prioritária, busquem, no tempo devido, se vacinar”, pontuou.

Leave a Reply

Your email address will not be published.