Parque Linear é entregue com pitadas de despedida

Uma das últimas obras a serem entregues pelo prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), nesse final de gestão, o Parque Linear da Estação é um espaço destinado às famílias e aos amantes do esporte para a prática de atividade física e à utilização de ciclos como bicicletas, patins e skates, entre outros usos diversos. O local integra o maior programa de parques e praças da história da cidade. A obra foi entregue na manhã desta segunda-feira (14).

“Esta é mais uma intervenção que busca utilizar áreas importantes da cidade e prepará-las para receber e atender às pessoas. O Parque Linear vai ser o destino de quem já pratica esportes na região da Ponta do Seixas e vai atrair e incentivar outras pessoas às modalidades esportivas por ser um local apropriado e seguro. João Pessoa ganha mais um espaço que gera bem-estar e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Parque fica localizado na Av. Panorâmica, ao lado da Estação Ciência. São 8,5 mil m² de espaço delimitado para receber as pessoas e os ciclos, incluindo ciclofaixa de 800m interligada à ciclofaixa da orla. As crianças ainda vão poder pedalar no seu próprio espaço, já que foi pensado um circuito infantil, que traz mais segurança para os pequenos.

O ambiente foi pensado dentro do conceito de urbanismo tático, que se apropria do espaço público potencializando o uso que é feito pelas pessoas. “Trata-se de uma forma de trazer melhor aproveitamento a uma área, criando novo contexto, incentivando novos usos e o seu compartilhamento”, explicou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Wallace Massini.

A população já está aproveitando o espaço. Dezenas de ciclistas circularam pelo local nas primeiras horas do dia, e já foi possível ver manobras de skate, pessoas fazendo caminhada e grupos de ginástica para idosos.

Alguns turistas também visitaram o local já no primeiro dia. É o caso do auditor Valdir Félix, de 68 anos, que veio do Estado de Roraima com a esposa. “Vinha caminhando na orla diariamente e hoje resolvi subir até aqui e tive essa grata surpresa. O lugar tá bonito, traz mais lazer para a população e acho que lugares assim tem que ser ampliados”, afirmou.

A arquiteta da Semob-JP, Aline Cardoso, explicou que o projeto foi pensado ainda de maneira a se integrar com as formas e cores do ambiente. “Todas as cores e formas foram pensadas de maneira que se conectassem com espaço e seu entorno. A forma octogonal e menções a alguns projetos de Niemeyer marcaram o traçado dos desenhos. A cor azul de fundo, quando vista de cima, se conecta com o mar, causando essa sensação de liberdade e integração”, explicou.

De acordo com ela, a pintura e suas demarcações orientam e delimitam aquele espaço como de uso exclusivo de pedestres e suas práticas de esporte e lazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published.