Valdiney Veloso nomeado novo reitor por Bolsonaro

O professor Valdiney Veloso Gouveia é o novo Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (05). Ele concorreu pela Chapa 3, com Liana Filgueira como vice-reitora e obteve 106,496, ficando em terceiro lugar.

Valdiney Veloso foi nomeado para um mandato de quatro anos, a partir da próxima quarta-feira (11). A reitora Margareth Diniz está no segundo mandato à frente da instituição.

A Chapa 2 das professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega venceram a consulta prévia, realizada em 26 de agosto deste ano, com 964,518 votos. Já a Chapa 1 dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, apoiados pela atual reitora Margareth Diniz, obtiveram 920,013 votos.

Em setembro, o Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formaram a lista tríplice.

As professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega tiveram 47 votos dos conselheiros; os professores Isac Medeiros e Regina Celi contaram com 45 votos; e os docentes Valdiney Veloso e Liana Albuquerque não receberam voto dos conselheiros da UFPB.

O próximo Reitor da UFPB irá liderar uma comunidade formada por 50 mil pessoas, sendo que 40 mil são estudantes de graduação. E ainda, uma massa crítica de docentes, pesquisadores de alto nível, em departamentos com laboratórios de ponta, mas que carecem de materiais e manutenção.

Também irá gerenciar um orçamento robusto que, em 2020, está previsto alcançar R$ 1,87 bilhão (Portal da Transparência do Governo Federal). Já foram executados R$ 888,88 milhões, até o momento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.