Comitê repudia nomeação e convoca ato na UFPB

O Comitê de Mobilização pela Autonomia e contra a Intervenção na UFPB divulgou nota nesta quinta-feira (05) repudiando a nomeação do professor Valdiney Veloso, pelo presidente Jair Bolsonaro, para Reitor da Universidade Federal da Paraíba. Ele ficou em terceiro lugar na consulta prévia acadêmica e em reunião dos três conselhos superiores, para a formação da lista tríplice, não obteve nenhum voto.

“Não vamos aceitar esta intervenção, pois não foi esta a nossa escolha”, diz trecho da nota do Comitê, que é formado por entidades e coletivos de todas as categorias da comunidade acadêmicas.

Eles estão convocando a comunidade acadêmica para um ato na tarde de hoje, às 16h, em frente à Reitoria, respeitando as medidas sanitárias com o uso obrigatório de máscaras, álcool e com distanciamento em função da pandemia.

“A comunidade acadêmica da UFPB escolheu a Chapa 2 nas eleições, elegendo a professora Terezinha Martins, tanto na consulta eleitoral como nos Conselhos Superiores. O professor Valdiney contou com 5% de votos na consulta e, no colégio dos Conselhos Superiores, não teve um único voto. A nomeação é flagrantemente ilegítima, desrespeitando a autonomia universitária e faz parte do contínuo projeto de destruição do ensino público”, diz em outro trecho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.