Coligação pede tropas federais para Sapé

A Coligação “A força da mudança”, que tem como candidato a prefeito o Major Sidney Paiva (Podemos), ingressou com uma representação a 4ª Zona Eleitoral de Sapé, solicitando tropas federais para o município durante o processo eleitoral desse ano. A coligação alega ausência de efetivo suficiente da Polícia Militar para estabelecer a ordem no município.

O pedido teria como base o constante desrespeito à segurança e à saúde da população na realização de eventos políticos com aglomerações por parte da Coligação “Sapé Pra Frente”, que já foi advertida pelo Ministério Público Eleitoral e pela juíza Andréa Costa Dantas Botto Targino.

“Nesse contexto, diante de tudo que já vem sendo demonstrado sem nenhuma ação efetiva do policiamento, bem como, a informação de que não há possibilidade de aumento do efetivo policial para as eleições em Sapé, mesmo diante das diversas demonstrações de descumprimentos às recomendações feitas pela Justiça Eleitoral, não resta outra alternativa, a não ser requisitar tropas federais e impor sanções mais severas à coligação representada”, destaca a coligação.

Na Representação, ainda é solicitado a Justiça Eleitoral em Sapé para, através de pedido de liminar, estipular a penalidade prevista com a perda dos três dias subsequentes de evento pelos atos irregulares realizados, além de agravamento da multa já estipulada por pela Justiça Eleitoral sem prejuízo das demais penalidades após a sentença do mérito.

De acordo com a representação protocolada na última quinta-feira (22), o candidato da Coligação “Sapé Pra Frente”, encabeçada por Luiz Ribeiro Lima Neto, o Luizinho, realizou comício com a presença de trio elétrico e aglomeração de pessoas, em número superior ao que foi estabelecido em recomendação da Justiça Eleitoral.

Um dia antes, havia sido realizada uma reunião com o comando da Polícia Militar, porém, o ato de campanha irregular se consumou no município. O ato chegou a ser alvo de denuncia à PM que ao chegar ao local, informou a impossibilidade de cumprir aquilo que foi determinado pela Justiça.

O município de Sapé se encontra na bandeira amarela, de acordo com o 10º Mapa de Avaliação dentro do Plano de Flexibilização Estadual, o que significa status de mobilidade reduzida.

Determinações – A portaria nº 07/2020 da Justiça Eleitoral vedou a realização de passeatas, comícios, reunião e demais atos que causem aglomeração, todavia como podemos perceber da imagem, a coligação realiza passeata com presença de crianças e pessoas em número que extrapola a recomendação judicial.

Leave a Reply

Your email address will not be published.